Por Karen Toro, Alexander Villegas e Valerie Volcovici
BELEM, Brasil (Reuters) – Depois de viajar por semanas de uma geleira nos Andes para a costa tropical do Brasil, um barco transportando dezenas de líderes indígenas desembarcou em Belém um dia antes do início da cúpula climática COP30 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Seu principal objetivo era exigir mais voz na forma como seus territórios são administrados, à medida que as mudanças climáticas aumentam e as indústrias, incluindo mineração, perfuração de petróleo e extração de madeira, se aprofundam nas florestas.
Queremos conseguir mais do que apenas garantir dinheiro ou financiamento”, disse Lucia Ixchiu, uma indígena K’iche da Guatemala que estava entre os cerca de 60 passageiros. “Queremos chegar a um consenso em que os territórios indígenas não sejam mais sacrificados.”
“É um sonho e um objetivo, mas sabemos que há muitos interesses em jogo”, disse ela à Reuters a bordo do barco, quando estava no meio da parte brasileira da Amazônia.
Um relatório, abre uma nova guia na semana passada, a Earth Insight e a Aliança Global de Comunidades Territoriais disseram que, em um terço da floresta amazônica ocupada por comunidades indígenas ou locais, cerca de 17% desses espaços agora enfrentam invasão por concessões de perfuração de petróleo e gás, mineração e extração de madeira.
Enquanto isso, mais de 1.690 defensores do meio ambiente foram mortos ou desapareceram entre 2012 e 2024 nas nações que compartilham a floresta amazônica, Congo, Indonésia, México e América Central, de acordo com a Global Witness.
“Nem tudo tem que girar em torno de dinheiro, a Mãe Terra não é um negócio”, disse Ixchiu. “Existem outras formas de se relacionar com a biodiversidade e a vida no planeta que as populações indígenas praticam há mais de 12.000 anos.”
CHEGADA COMEMORATIVA
Quando Ixchiu se juntou à expedição, ela estava embrulhada em jaquetas e chullo de lã contra o frio do gelo da geleira andina. Esse visual se transformou com o clima quente na blusa de manga curta roxa e preta que ela usou ao desembarcar em uma cena de celebração nas margens de Belém.
O grupo entregou uma oferenda: velas, cânticos, doces, sementes, folhas de coca e um feto de lhama. Fazia parte de uma cerimônia para pedir permissão enquanto homenageava as divindades e a Mãe Terra antes de partir para a jornadaMas uma empresa húngara diz que encontrou uma maneira de transformá-lo em concreto pronto para a estrada, substituindo grande parte da pedra normalmente usada na mistura.
Os passageiros da flotilha – que haviam trocado de barco ao longo do caminho – comemoraram com um banquete e caipirinhas.
Ixchiu disse que eles escolheram começar a jornada nas cabeceiras dos rios que alimentam a Amazônia para destacar os perigos que as geleiras das montanhas estão sofrendo com as mudanças climáticas e a extração.
A cordilheira dos Andes é a mais longa do mundo e abriga mais de 99% das geleiras tropicais do mundo. Quase metade da água do rio Amazonas vem dos Andes, que perderam entre 30% e 50% do gelo das geleiras desde a década de 1980, de acordo com o Relatório Mundial de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2025 da ONU, abre uma nova guia.
O grupo parou ao longo do caminho no Peru, Colômbia e Brasil para destacar os desafios enfrentados por diferentes comunidades amazônicas.
Em Coca, no Equador, eles realizaram um funeral de combustíveis fósseis. Em Manaus, Brasil, eles realizaram uma exibição de curtas-metragens e oficinas para comunidades.
Eles também realizaram uma série de discussões políticas e atrasaram a viagem periodicamente devido a desafios logísticos e às mudanças nas condições do rio enquanto observavam os detritos e a poluição.
Enquanto o grupo trocava de navio periodicamente, eles chegavam em um barco de madeira de três andares que apelidaram de Yaku Mama, ou Mãe da Água.
Apesar das tensões na geopolítica global e do ritmo lento das negociações da COP, Ixchiu disse que os jovens indígenas com quem ela viajou para a jornada de 30 dias a deixaram otimista em relação ao futuro.
“Vejo o compromisso que eles têm com a defesa de seus territórios”, disse ela ao chegar a Belém. “Esta é a COP da Amazônia porque estamos aqui, exigindo e tomando os lugares que merecemos.”
Reportagem de Karen Toro com a expedição, Alexander Villegas em Santiago, Chile, e Valerie Volcovici em Belém, Brasil; Edição de Katy Daigle e Diane Craft

